Em Belo Horizonte:

O trabalho da Primeira Igreja Evangélica Congregacional de Belo Horizonte iniciou-se no dia 05 de fevereiro de 1977, primeiramente com alguns irmãos que já conheciam a denominação, quando esta era ligada à Igreja Cristã – sendo que ocorreu a em 1969. Sob a direção do reverendo Benoni Friori de Castro, aconteceu a primeira Escola Bíblica Dominical na residência dos irmãos Celso Luiz e Loíde. Residência esta situada na rua Aporé, bairro Aparecida.

Participaram desta primeira reunião os irmãos Ernani Sodré de Lima, Loíde Sodré de Lima, D. Albertina, sua filha e irmã. Também o casal Celso e Loíde, com os filhos Claúdia, Claúdio, Cristiane e Sharley. Ainda estiveram quatro pessoas presentes como visitantes. Quatro meses depois os trabalhos passaram a ser realizados na casa da irmã Albertina, no bairro São Francisco. No final do ano de 1977, houve uma mudança para a rua 55, número 20, no bairro São João Batista, Venda Nova. O local era uma garagem, e pouco tempo depois houve uma nova mudança para o número 26, na mesma rua. Este novo local era residência dos irmãos Ernani e Loíde Sodré. Neste local permaneceu até o ano seguinte. Em 1979, o reverendo Benoni Friori não pôde mais dar continuidade ao trabalho, regressando para o Rio de Janeiro. Poucos meses depois deste acontecimento, foi alugado um barracão na Rua 14, número 62, no bairro Jardim Europa, também na região de Venda Nova. O imóvel era junto à residência dos irmãos Antônio Rosa e Dona Juraci.

E em 18 de agosto de 1980, marca a data de organização deste pólo de Pregação em Igreja. No dia 03 de março de 1981, participaram da Escola Bíblica Dominical os irmãos Alair Franco, sua esposa Laurice Belo Franco, seus filhos Alexandre e Ricardo e Dona Azaia Belo. Congregavam neste período as irmãs Ana Celestina e Izabel Barbosa. Também neste ano é adquirido um terreno na rua Padre Pedro Pinto, número 2901, no bairro Letícia, região de Venda Nova, sendo que, no ano de 1982 a igreja passa a reunir-se neste endereço. Onde está localizada atualmente. Muitos outros irmãos e famílias foram agregando-se, fazendo parte e deixando seus nomes marcados na história dessa igreja. O primeiro pastor a assumir o pastorado da igreja foi Josué Barbosa Cordeiro, no mês de março, do ano de 1983. O mesmo casou-se com Mírian Motta em setembro e permaneceram a frente do trabalho até o ano seguinte, 1984.

O pastor Jaésio Lemos da Silva e sua esposa Sueli dos Santos Silva, assumiram a direção da igreja em dezembro do ano de 1985, permanecendo até maio de 1992. Substituindo o pastor Jaésio, assume o pastor Carlos Roberto, sendo sua esposa Valdilene Leal. Estes permaneceram na direção da igreja até o mês de julho do ano de 1999. Neste período foi construído o novo templo, onde antes existia a casa pastoral. O pastor José Pereira da Costa e sua esposa Augusta Maria da Costa tomaram posse, em substituição ao pastor Carlos, em março do ano de 2001 e permaneceram até agosto do ano de 2005. Em setembro do ano de 2005, o pastor Cláudio Rangel Salvador e sua esposa Maria de Fátima Salvador, vindos do Rio de Janeiro, assumem e permanecem pastoreando a igreja até o mês de agosto do ano de 2009. O Pastor Wilmar Andrade Duarte e sua esposa Eliane Maria Duarte tomam posse na igreja no mês de setembro 2009, substituindo o pastor Cláudio. Os mesmos permanecem na direção da igreja até o mês de junho do ano de 2012.

No mês de julho de 2012, assume interinamente a direção da igreja, o pastor Sérgio Vitorino Ferreira, sendo sua esposa Raquel Alves Ferreira. Este ministério encerrou-se em Dezembro de 2015.

Imprimir em PDF: Clique aqui...